MOTRICIDADE OROFACIAL
O fonoaudiólogo que atua em motricidade orofacial, visa prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento da musculatura dos lábios, língua, bochechas e face, bem como das funções a elas relacionadas, como a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. Atuando em parceria com outros profissionais como dentistas, médicos de diversas especialidades, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos (SBFA).


DISFAGIA OROFARÍNGEA
A disfagia orofaríngea corresponde a um conjunto de sintomas decorridos de interferências no percurso do alimento desde a boca até o estômago secundários à doenças neurológicas, traumas mecânicos e/ou distúrbios psicológicos, dentre eles: acidente vascular encefálico, doença de Parkinson, Alzheimer, tumor cerebral, esclerose lateral amiotrófica, encefalopatia adquirida na infância, síndromes diversas câncer de cabeça e pescoço, presença de traqueostomia, traumas causados por acidentes, alterações psicossomáticas.
A presença da Disfagia pode ocasionar desnutrição, desidratação, infecção respiratória pela passagem do alimento para o pulmão e até mesmo óbito.
(KALF et al., 2012; MICHOU; SHAHEEN, 2010)

QUEIXAS MAIS FREQUENTES DE DISFAGIA OROFARÍNGEA
Tosse e/ou engasgos
Sensação de alimento parado na garganta
Pigarros constantes
Voz molhada após as refeições
Escape de saliva da boca (sialorreia)
Sensação de boca seca
Dificuldades na mastigação
Resíduo de alimento parado na boca ...
Na presença desses sintomas, você deve procurar seu médico e solicitar uma avaliação e tratamento fonoaudiológico.
(KALF et al., 2012; MICHOU; SHAHEEN, 2010)