top of page

MOTRICIDADE OROFACIAL

O fonoaudiólogo que atua em motricidade orofacial, visa prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento da musculatura dos lábios, língua, bochechas e face, bem como das funções a elas relacionadas, como a respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala. Atuando em parceria com outros profissionais como dentistas, médicos de diversas especialidades, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, enfermeiros e psicólogos (SBFA).

Neon Face Pintada
Saiba mais: Sobre
Face inferior do modelo

DISFAGIA OROFARÍNGEA




A disfagia orofaríngea corresponde a um conjunto de sintomas decorridos de interferências no percurso do alimento desde a boca até o estômago secundários à doenças neurológicas, traumas mecânicos e/ou distúrbios psicológicos, dentre eles: acidente vascular encefálico, doença de Parkinson, Alzheimer, tumor cerebral, esclerose lateral amiotrófica, encefalopatia adquirida na infância, síndromes diversas câncer de cabeça e pescoço, presença de traqueostomia, traumas causados por acidentes, alterações psicossomáticas.


A presença da Disfagia pode ocasionar desnutrição, desidratação, infecção respiratória pela passagem do alimento para o pulmão e até mesmo óbito.

(KALF et al., 2012; MICHOU; SHAHEEN, 2010)

Saiba mais: Bem-vindo
comem hamburgueres

QUEIXAS MAIS FREQUENTES DE DISFAGIA OROFARÍNGEA

  • Tosse e/ou engasgos

  • Sensação de alimento parado na garganta

  • Pigarros constantes

  • Voz molhada após as refeições

  • Escape de saliva da boca (sialorreia)

  • Sensação de boca seca 

  • Dificuldades na mastigação 

  • Resíduo de alimento parado na boca ...

  • Na presença desses sintomas, você deve procurar seu médico e solicitar uma avaliação e tratamento fonoaudiológico.




(KALF et al., 2012; MICHOU; SHAHEEN, 2010)

Saiba mais: Bem-vindo

Eletromiografia de Superfície e Biofeedback

Saiba mais: Nossos serviços
emg 2.jpg

Eletromiografia de Superfície

A Eletromiografia de Superfície é um exame que parte da fixação de eletrodos na pele sobre o músculo a ser avaliado. Os eletrodos, aqueles usados no eletrocardiograma, captam a atividade elétrica muscular emanada quando se realiza um movimento e o software ilustra em forma de gráficos a amplitude em função do tempo.

   

    Este exame pode ser utilizado para monitorar as sessões de tratamento fonoaudiológico e auxiliar o diagnóstico dos transtornos na motricidade orofacial (dificuldades na mastigação, deglutição, alterações na postura dos lábios, língua, fraqueza, excesso de força nos músculos da face e língua, paralisia facial e disfagias de forma fácil, indolor e sem contra-indicações.


KALF et al., 2012; MICHOU; SHAHEEN, 2010;LOGEMANN, 1994; ERTEKIN; PALMER. In:AMBLER et al., 2000;CRARY & BALDWIN, 1997; GUPTA, 1996

  • Facebook
  • Instagram

©2019 by FONOCLUB de Revista. Proudly created with Wix.com

bottom of page