Eficácia das Manobras de Deglutição, Estimulação Térmica e a Combinação de Ambas na Disfagia.
- FonoClub de Revista
- 12 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Localização do Artigo: Biomedical Research 2017; 28 (4): 1479-1482
Título do Artigo: Effectiveness of swallow maneuvers, thermal stimulation and combination both in treatment of patients with dysphagia using functional outcome swallowing scale.
Autores: Sumera Nawaz Malik, Muhammad Sikander Ghayas Khan, Fazaila Ehsaan, Quarra-Tul-Ain
Objetivo do estudo: Explorar a melhor opção de tratamento entre a estimulação térmica, manobras de deglutição e a combinação de ambas opções de tratamento de pacientes com disfagia.
Estudiosos do Paquistão estudaram a eficácia do tratamento fonoaudiológico de pacientes com disfagia usando a escala: Function Outcome Swallowing Scale (FOSS), em português: escala funcional de resultados específica para deglutição. Esse estudo foi conduzido em unidades de cuidados terciários (Hospital militar, hospital memorial e hospital Mayo). A média de idade dos pacientes que participaram foi de 45 a 65 anos, tanto homens como mulheres e a amostra foi composta de 21 participantes.
Separaram a amostra em três grupos: grupo A, pacientes submetidos à estimulação tátil térmica exclusivamente; grupo B, pacientes submetidos às manobras de deglutição: mendelson, supra-glótica e deglutição com esforço exclusivamente; e o grupo C pacientes submetidos a ambas: estimulação tátil térmica e as manobras de deglutição. A estimulação térmica foi realizada por 4 – 5 segundos, três vezes ao dia e as manobras foram executadas 5 – 10 vezes ao longo da sessão também três vezes ao dia e o paciente foi re-avaliado após 20 sessões consecutivas.
O instrumento utilizado para identificar melhora ou não no mecanismo da deglutição foi Function Outcome Swallowing Scale (FOSS). Essa escala foi desenvolvida por Salassa, JR, 1999 no intuito de estadiar a disfagia e assim identificar a eficácia da terapia ou desfexo. Foi desenvolvida a partir da experiência pessoal e uma revisão da literatura inglesa. Essa escala foi compartilhada com colegas das especialidades de otorrinolaringologia, fonoaudiologia, neurologia e gastroenterologia, tanto dentro como fora da instituição do autor. A escala tem sido utilizada em gestão clínica e estudos retrospectivos.
Malik, et al, 2017 concluíram que a combinação de estimulação tátil térmica e manobras de deglutição trás mais resultados do que a aplicação exclusiva de estimulação tátil térmica, corroborando com a literatura consultada.

BIBLIOGRAFIA
1-Malik, Khan, Ehsaan, Quarra-Tul-Ain. Effectiveness of swallow maneuvers, thermal stimulation and combination both in treatment of patients with dysphagia using functional outcome swallowing scale. Biomedical Research 2017; 28 (4): 1479-148.
2- Salassa J.R. A functional outcome swallowing scale for staging oropharyngeal dysphagia. Digestive Diseases 1999; 17:230-234
Se gostou da resenha acesse o artigo na integra e BOA LEITURA!
Comments