ESTIMULAÇÃO TÉRMICA PARA FAVORECER A DEGLUTIÇÃO
- FonoClub de Revista
- 29 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de mai. de 2020
Iniciaremos os posts falando sobre a importância dos estímulos térmicos para a deglutição. Dentro da boca existem receptores que captam as sensações: táteis, térmicas, gustativas, prorioceptivas (propriocepção é a capacidade que o corpo tem de avaliar em que posição se encontra e assim manter seu equilíbrio parado). Estas sensações informam o cérebro sobre peso, volume, consistência, sabor e temperatura dos alimentos. Além de receptores que indicam que algo está errado proporcionando sensações dolorosas (nociceptores).

Todas essas informações dizem para nós características do alimento que encontra-se dentro da boca. Proponho uma experiência:
1- Selecione alimentos com diferentes sabores: azedo, doce, salgado; com diferentes consistências: sólida (como carne, pão, biscoito...), pastosa (como: purê de batata, iogurte consistente...), líquida mel (como: mel, iogurte menos consistente...) e líquida (suco e água).
2-Convide alguém de casa para realizar com você o experimento.
3-Uma pessoa terá que ficar vendada enquanto a outra oferece os alimentos sem dizer o que é. A pessoa vendada terá que descrever o alimento que consumiu.
4- Inverte a ordem: quem provou os alimentos passa a oferecer.
Vocês perceberam que facilmente identificamos o conteúdo que está em nossa boca por conta das inúmeras pistas sensoriais que o alimento oferece, principalmente por já termos provado anteriormente todos os conteúdos que foram utilizados no experimento nosso cérebro memorizou cada pista permitindo o nosso reconhecimento.
Especificamente os estímulos térmicos são bastante usados em terapia fonoaudiológica por promoverem uma sensação forte e favorecer o disparo da deglutição quando o terapeuta realiza toques gelados em determinadas regiões dentro da boca, visando o treinamento da deglutição principalmente em pacientes com sequelas neurológicas apresentando deglutição ausente ou bastante lentificada.
Por essa razão o FonoClub de Revistas recomenda que idosos com dificuldades na deglutição com dieta via oral (pela boca) liberada e que encontram-se afastados de suas terapias, usem e abusem da temperatura. Alimentos salgados comam MORNO (NÃO MUITO QUENTE) e alimentos doces prefiram gelados e sigam as orientações que já foram dadas pelos fonoaudiólogos que os assistem. Idosos com dificuldade na deglutição e que nunca foram atendidos por um fonoaudiólogo, identifiquem a consistência mais fácil de engolir e procure por um fonoaudiólogo
.
Estudantes e profissionais da área, temos um artigo sobre estimulação térmica no site. É só acessar.
Comments